Clique aqui para ler ou acessar a tese completa.
Identificar o maior número possível de riscos nos projetos, priorizá-los e quantificar seus impactos, são os processos centrais para o um bom gerenciamento dos riscos nos projetos.
A execução destes processos permite determinar o nível de confiança que existe para se atingir os objetivos do projeto. Sendo assim o resultado deste trabalho foi apresentar uma sistemática visando medir o nível de confiança nas várias decisões que são tomadas durante a vida do projeto e também uma sistemática abrangente de identificação, análise qualitativa (priorização) e análise quantitativa dos riscos.
Como principal ferramenta nestas sistemáticas utilizou-se a Simulação de Monte-Carlo para determinar o nível de confiança nas decisões tomadas. Estas sistemáticas foram testadas em várias empresas dos setores de Informática, Petroquímica e Bens de Capital, sendo que alguns destes modelos foram utilizados para demonstrar sua aplicação.
Um dos resultados importantes obtidos foi a determinação do valor do fundo de contingência para os projetos de bens de capital que estão sujeitos à auditoria do IPA-Independent Project Analysis.
Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turmas, serão realizadas nas noites de sexta-feira e manhãs de sábado no campus de São Caetano do Sul, com início em Março de 2025. Conheça e compare. Informações no site www.maua.br
Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turma nas noites de segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras no campus de São Paulo com início em Março de 2025 Conheça e compare. Informações no site www.maua.br