Por Sydney Finkelstein
Traduzido por Luiz Henrique T R Pedroso
O insucesso empresarial tem sido um dos tópicos mais discutidos nas corporações nos últimos cinco anos. Com a deflação devido a “bolha da internet” em 2000 e os escândalos envolvendo a Enron, a WorldCom entre outros, reduzir a desvantagem da incerteza (riscos) tornou-se mais importante, do que nunca, para CEOs e conselhos de administração.
O que os líderes e seus assessores podem fazer para evitar tais contratempos? Embora nosso entendimento sobre o insucesso empresarial e a governança corporativa tenha melhorado nos últimos cinco anos, na verdade o conceito de gerenciamento de incerteza (riscos) da maioria das organizações está limitado à implementação de novos controles financeiros, proteção de tecnologia da informação e preparação para recuperação de desastres. Ainda estamos na nossa infância quando se trata de compreender a incerteza que surge da liderança, estratégia e funcionamento interno das organizações. No entanto, pergunto, o que é mais importante para a sobrevivência de uma empresa?
Se há uma coisa em que todos os executivos seniores e membros do conselho concordam, é que um grande colapso ou fracasso não deve acontecer em sua gestão. Quando você vai direto a esse ponto, lembre-se que, há dezenas, até centenas de decisões tomadas para manter a empresa avançando, e nenhum grupo ou conselho sênior pode controlar todas estas decisões. Mas se essas decisões (e às vezes não-decisões) levarem a organização à beira do fracasso, o grupo sênior e a diretoria serão responsabilizados. Este foi certamente o caso em muitos dos grandes colapsos comerciais da década de 1990. Empresas como a Tyco, a Rite Aid e a Ford viram uma porta giratória no topo, e quando as coisas dão errado de maneira tão pública, a reputação pessoal também fica no esquecimento.
A solução, acredito, é desenvolver um sistema de alerta antecipado que possa identificar - em tempo real e não após o fato - as vulnerabilidades que podem levar ao fracasso de uma empresa. Armado com esta informação, os líderes estão em condições de fazer os ajustes necessários em tempo real antes que seja tarde demais. O objetivo deste artigo é descrever o que é um sistema de alerta antecipado, o que ele pode fazer por você e como ele pode funcionar em sua organização.
PARA LER INTEGRALMENTE ESTE ARTIGO OU FAZER DOWNLOAD BASTA ACIONAR O ÍCONE NO LADO ESQUERDO SUPERIOR
Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turmas, serão realizadas nas noites de sexta-feira e manhãs de sábado no campus de São Caetano do Sul, com início em Março de 2025. Conheça e compare. Informações no site www.maua.br
Instituto MAUÁ de Tecnologia - MBA em GERENCIAMENTO DE PROJETOS - MODULAR, que cabe certinho dentro do seu bolso e de sua disponibilidade de tempo. Novas turma nas noites de segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras no campus de São Paulo com início em Março de 2025 Conheça e compare. Informações no site www.maua.br